Dias emocionantes
O Congresso será realizado nos dias 07 e 08 de Novembro de 2024, nas instalações da URNM, na cidade de Malanje, com o tema: “Formar para Cuidar: A Transformação da Educação Médica em Angola”. O principal desafio é explorar as melhores estratégias para alinhar as três direcções fundamentais da educação médica: formar, cuidar e transformar, com o objectivo de traçar caminhos para uma educação médica de excelência.
Segunda - Sexta-Feira, 04 -08 Novembro, 2024
Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar da Universidade Rainha Nnjinga a Mbande
● Reflectir entre académicos, investigadores e outros profissionais das áreas afins, o ensino das ciências médicas para troca de experiências e estabelecer contactos colaborativos que fortaleçam a formação profissional em ciências médicas;
● Analisar o papel que as instituições académicas desempenham no processo de transformação dos sistemas de saúde contemporâneos e os desafios actuais para a formação dos profissionais nas ciências médicas.
Oradores
Noções sobre o uso do Partograma da OMS
Branca Vale Licenciada em Enfermagem
Base de dados e análise estatística fundamental no Jamovi
Manuel João de Lemos, Doutor em Saúde Pública e Assistente da Faculdade de Medicina da UAN
Amplificação isotérmica mediada por loop de transcrição reversa (RT-LAMP) no diagnóstico de Doenças
Maria Madalena Paulo Chimpolo, Doutora em Ciências Biomédicas e Mestre em Direito e Ética e Decana da Faculdade de Medicina da UKB
CURSOS PRÉ – CONGRESSO | ||||
Hora | Curso | Formador | Local | Carga Horária |
04 de Novembro de 2024 | ||||
08:00 12:00 13:00 16:00 | Genética: Amplificação Isotérmica Mediada por Loop de Transcrição Reversa (RT-LAMP) no diagnóstico de doenças. | Prof. Maria Madalena Paulo Chimpolo | FMURNM | 07 horas |
04 e 05 de Novembro de 2024 | ||||
08:00 12:00 13:00 17:00 | Ginecologia – Obstetrícia 1: Noções sobre o uso do Partograma da OMS | Branca Vale Licenciada em Enfermagem | FMURNM | 16 horas |
05 e 06 de Novembro de 2024 | ||||
08:00 12:00 | Bioestatística: “Base de dados e análise estatística fundamental no Jamovi | Prof. Manuel João de Lemos | FMURNM | 08 horas |
HORAS | TEMA | INTERVENIENTES | |
DIA 1 – 07 DE NOVEMBRO DE 2024 | |||
PAINEL I- O PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS MÉDICAS | |||
11:00 | Formação humanística e Ética nas Escolas Médica | Joaquim Saweka | |
Adaptação curricular permanente | Samuel Carlos Victorino | ||
12:00 | Competências digitais para a transição nos cuidados de saúde | Lázaro Makili | |
Moderadora: Efigénia Camela | |||
PAINEL II – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO PARA UM DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL PARA UMA FORMAÇÃO MÉDICA DE QUALIDADE | |||
12:00 – 13:00 | O Financiamento da Ciência com Foco na Nossa Realidade Nacional | Irene Inakulo Moisés | |
Especialidade Médica: Como Alavancar na Formação Médica à Luz do Projecto de Formação de Quadros do Ministério da Saúde de Angola | José Ribeiro de Carvalho | ||
Os avanços tecnológicos em Medicina | Manuel João de Lemos | ||
Moderadora: Rojudelva Capuca | |||
13:00 – 14:00 | ALMOÇO VOLANTE | ||
14:00 – 15:00 | SESSÃO DE POSTERS
| ||
PAINEL III – A GESTÃO DOS PROCESSOS SUBSTANTIVOS DA UNIVERSIDADE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA: DESAFIOS ACTUAIS | |||
15:00 | Avaliação externa do apoio do projecto de fortalecimento do sistema de saúde (PFSS) em 2 municípios da província de Malanje | Tazi Nimi Maria | |
16:00 | Gabinetes de Garantia de Qualidade no Processo de Acreditação das Escolas Médicas Angolanas | Jesus Tomé | |
Moderadora: Joaquina Capingãla | |||
PAINEL IV A UNIVERSIDADE MÉDICA COMO POTENCIADORA DA TRANSFORMAÇÃO DE CONTEXTOS E COMUNIDADES. | |||
16:00 | Lições Aprendidas da Gestão de COVID 19 em Angola | Franco Cazembe Mufinda | |
17:00 | A Experiência da OMS com as Escolas Médicas | OMS | |
Moderadora: Ana Ventura | |||
17: 00 | Encerramento das actividades do Congresso no Primeiro Dia |
DIA 2 – 08 DE NOVEMBRO DE 2024 | ||||
MESA REDONDA | ||||
1ª Sessão 09:00 – 9:30 | Trabalhos de Fim de Curso, como factor impulsionante da Investigação Científica | Vice-Decanos para Áreas Científicas das Faculdades de Medicina Públicas; ISTM, Jean Piaget e UPRA | ||
2ª Sessão 09:30 – 10:00 | Mecanismo de Detecção e Combate ao Plágio Académico | Vice-Decanos para Áreas Científicas das Faculdades de Medicina Públicas; ISTM, Jean Piaget e UPRA | ||
Moderadora: Angelina Lopes Ngungi | ||||
3ª Sessão 10:00 – 10:30 | Trabalhos de Fim de Curso Encomendados: Realidades e Contextos |
Vice-Decanos para os Assuntos Académicos das Faculdades de Medicina Públicas; ISTM, Jean Piaget e UPRA | ||
|
| Moderadora: Efigénia Camela | ||
TEMAS LIVRES | ||||
10:30 – 13:00 | Temas Livres |
| ||
Moderador: | ||||
13:00 – 14:00 | ALMOÇO VOLANTE | |||
14: 00 – 14:20 | ||||
14:20 – 14:40 | Apresentação das Conclusões e Recomendações | Professora Doutora Tazi Nimi Maria: Decana da FMURNM | ||
14:40 – 15:00 | Encerramento | Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim – Reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande |